4 pilares para uma Gestão Eficiente

Dentro de um negócio existem quatro pilares fundamentais para uma gestão eficiente. São eles: objetivos financeiros, objetivos comerciais, objetivos ligados aos processos internos e desenvolvimento organizacional.


Esses quatro pilares são fundamentais pro seu negócio dar certo, afinal, é através deles que desenvolvemos os objetivos estratégicos. Esses objetivos estratégicos são baseados na metodologia do Balanced Scorecard, também conhecido como BSC ou OKR.


Conseguimos desenvolver esses objetivos e dar norteamento para esses quatro pilares fazendo algumas perguntas básicas:

1 –  Para obter as metas que os sócios almejam, quais resultados financeiros, quais indicadores nós devemos cumprir para consegui-los?

Esse é o primeiro ponto dentro de resultados financeiros que é preciso estar atendo em termos de sociedade e retorno de negócio. Sabemos que dentro de um negócio sempre tem que está olhando para o retorno. Retorno é fundamental, caso não tenha um retorno condizente com o negócio possivelmente seu negócio não vai crescer, e consequentemente, irá falir.

O segundo ponto deve ser feito a área comercial da empresa.

2 – Para conseguir os resultados financeiros quais objetivos devemos cumprir para com os clientes?

E quais objetivos de mercado temos que cumprir? O que devemos fazer dentro da empresa para que os clientes consigam fazer essa troca? Porque na verdade a venda é uma troca, não é?

O cliente te fornece dinheiro e credibilidade em troca do seu produto, serviço e solução. Portanto, nesse momento temos que ter um objetivo muito centrado no cliente. Nesse momento temos que pensar quais soluções o cliente deseja.

O terceiro ponto é a parte de processos internos, um direcionamento para entendermos o que temos que fazer dentro da empresa.

3 – Para cumprir as soluções para os clientes, quais processos internos é necessário desenvolver?

Como a sua empresa empresa está estruturalmente em termos de tarefas, processos e rotinas. Para conseguir um produto e uma solução entregável precisamos que tenha um delivery interessante para esse cliente.

Principalmente que haja direcionamento, escala e padrão de entrega porque a pior coisa que se pode ter dentro de uma empresa são soluções totalmente esquizofrênicas entre si.

A entrega deve ser realizada de maneira igualitária para todos os clientes. Os processos internos devem definir o objetivo desse terceiro pilar fundamental para sua gestão.

E o quarto item, o quarto pilar fundamental é a parte de desenvolvimento organizacional e fazemos a seguinte pergunta:

4 – Para desenvolver esses processos internos o que eu tenho que desenvolver dentro da empresa para que sejam executáveis?

Esse último pilar talvez seja um dos mais importantes porque estamos falando da parte do desenvolvimento de pessoas e cultura. E sem cultura não existe resultado! É ela que movimenta todo o processo, já dizia a velha frase do grande Peter Drucker:

“A cultura devora a estratégia no café da manhã”.

Essa talvez seja uma das melhores frases que podemos ouvir dentro do mundo dos negócios, afinal, é a cultura que faz com que toda essa cadeia se mova. E nesse momento temos que pensar em cultura, o que precisamos fazer para que as pessoas se sintam engajadas e principalmente criar crença e pertencimento, nesse objetivo temos que deixar isso muito claro.

Se você seguir esses quatro passos é possível ter um direcionamento estratégico mais focado, além de desenvolver metas e indicadores para o seu negócio.


É claro que esses pontos possuem diversos desdobramentos, não existe fórmula mágica para nada! Mas, acreditamos fortemente, que esse pode ser o pontapé inicial para tirar o seu projeto do papel.

Share your thoughts

No Comments

Leave a Comment: