5 benefícios da auditoria para negócios

Um dos fatores mais importantes da boa administração é a definição clara da estratégia empresarial. Por isso, a auditoria  para negócios pode ser considerada como um auxílio em direção à melhoria dos processos das organizações, tendo em vista que as avaliações e sugestões resultantes do diagnóstico serão fundamentais para as tomadas de decisões futuras.

Um bom planejamento da execução, baseado na estratégia, define os indicadores e o detalhamento das ações que devem acontecer no curto, médio e longo prazo, para que a empresa esteja bem posicionada no mercado e gere os resultados desejados.

A contratação de uma auditoria para negócios é, talvez, um dos grandes passos que uma empresa pode dar em direção à otimização de sua governança corporativa. No artigo desta semana esclarecemos o que é uma auditoria empresarial, como ela pode ser feita e quais benefícios ela pode trazer para a empresa. Acompanhe!


O que é uma auditoria para negócios?


A auditoria para negócios é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, tem como objetivo verificar se as atividades estão sendo executadas de acordo com o que foi estabelecido previamente, se foram implementadas de forma eficaz e se estão em conformidade com o cumprimento dos objetivos.

A seguir mostraremos como funciona:


1. Análise dos demonstrativos contábeis e financeiros


O escritório ou profissional contratado para desenvolver a auditoria externa precisa ter total liberdade dentro da empresa para analisar os demonstrativos financeiros detalhadamente.


O processo pode levar dias, semanas ou meses, dependendo do porte e características da organização. Afinal, todas as informações necessárias devem ser levantadas, como entradas e saídas de recursos financeiros, estoques, contas a receber e a pagar, compras de equipamentos, pagamentos de salários, investimentos realizados, informações tributárias e afins.


A partir da análise, o profissional será capaz de apontar possíveis falhas e indicar a melhor maneira de corrigi-las.


2. Melhoria nos processos


A independência e a imparcialidade são fatores fundamentais na auditoria para negócios. Por não participar do dia a dia da empresa, um auditor independente é capaz de verificar de forma mais crítica os processos, apontar as falhas nos registros e controles de documentações.


Assim como a orientação que trará benefícios para a empresa, o auditor pode ainda identificar procedimentos internos que a longo prazo poderão trazer prejuízos ao negócio.

Dessa maneira, os gestores da empresa podem reavaliar os métodos utilizados e buscar o aperfeiçoamento para qualificar os controles internos e prevenir erros e fraudes.


3. Segurança financeira


Após passar por auditorias periódicas, a segurança financeira é um dos seus reflexos positivos. As análises sistemáticas procedidas nos dados contábeis e financeiros da empresa tendem a inibir a prática futura de atos lesivos à empresa.


Portanto, a auditoria para negócios gera mais segurança ao empreendedor, pois reduz muito os riscos de erros, evitando, por exemplo, ser notificado pelo fisco por falhas nos cálculos e recolhimentos dos tributos, e assim por diante. Essa segurança garante, também, mais confiabilidade do mercado externo, atraindo a atenção de investidores.


4. Ferramenta de apoio na tomada de decisões


A Auditoria para negócios desenvolve atividades de assessoramento, ou seja, ela pode recomendar mudanças organizacionais, mas não dispõe de responsabilidade ou autoridade para determiná-las.


É necessário que a comunicação seja feita de forma consistente, oportuna e objetiva, expressando a visão correta do momento vivido pela entidade, considerando-se que as informações variam de importância de acordo com as circunstâncias.


Com uma melhor mensuração das atividades contábeis, consequentemente, os gestores terão informações mais precisas e detalhadas sobre a situação econômica do negócio, podendo tomar decisões mais confiáveis e assertivas. Hoje, quanto mais eficiente for o processo de tomada de decisões, melhores serão os resultados atingidos pelo negócio.


5. Identificar falhas e irregularidades 


A auditoria para negócios poderá encontrar alguns pontos falhos na administração, os quais geram alguns dos problemas mencionados ao longo deste artigo. Em alguns casos, os gargalos não estão nas ações do gestor ou em sua imperícia, ou displicência, mas, sim, em alguns dos processos realizados por ele.


Portanto, é importante contar com a análise crítica e analítica de profissionais desvinculados ao seu negócio. Dessa forma, você garante que a informação prestada por eles é confiável e livre de qualquer vício gerado por algum funcionário.


Auditoria deve ser feita por profissionais especializados 


Como a auditoria para negócios é realizada por terceiros imparciais, que podem verificar com clareza os atos praticados pelos responsáveis, será mais fácil identificar desvios, sejam eles intencionais ou não. Dessa forma, é possível planejar o futuro da sua empresa com mais clareza e garantir a competitividade e sustentabilidade do negócio no mercado, assegurando igualmente maior tranquilidade aos gestores e demais envolvidos ou que dependem da entidade.


Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre os nossos serviços?

Share your thoughts

No Comments

Leave a Comment: