5 tipos de consultoria empresarial

O funcionamento de uma consultoria empresarial está diretamente relacionado à realidade em que o cliente se encontra e quais necessidades precisam ser atendidas. 

Ou seja, o que determina como acontecerá a consultoria são os objetivos que o cliente quer e precisa alcançar, e não um modelo pré-definido de atuação da consultoria. Daí a importância de quem deseja contratar uma consultoria entender a fundo a realidade que está vivendo e o que está buscando.

O trabalho de uma consultoria empresarial diz respeito à conquista de um objetivo; trata-se de uma meta futura e por vezes inexistente. Portanto, o resultado de uma consultoria somente é percebido com o decorrer do tempo e, principalmente, ao término do trabalho. Na maioria dos casos, os frutos continuam a surgir mesmo após o término da consultoria.

Existem diferentes tipos de consultorias empresariais, abaixo explicamos um pouquinho de cada uma delas. Confira!


Consultoria em Gestão Empresarial



A consultoria em gestão empresarial é realizada quando os profissionais especializados, os consultores, passam um tempo verificando todos os processos internos da empresa, diagnosticando problemas e formulando soluções.

Esses consultores podem atuar nas mais diversas áreas, como logística, recursos humanos, finanças, marketing, jurídica e outros. O que vai definir a área na qual o profissional irá atuar é a necessidade do cliente, que será influenciada pela situação atual do negócio.

O objetivo da consultoria em gestão empresarial é sempre focar nas melhorias que podem ser concretizadas no futuro, para que a empresa qualifique seus resultados e experimente o crescimento sustentável.


Consultoria de Marketing 



O foco da consultoria de marketing é o relacionamento da empresa com o mercado e público alvo. Ao contratar um consultor da área, o cliente espera que ele melhore a comunicação e o marketing da empresa. Esse trabalho é feito através da gestão do relacionamento com colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

O papel do consultor é apresentar o diagnóstico da situação atual da empresa, identificando as dificuldades e os pontos que podem ser aperfeiçoados. Vale ressaltar que ele é peça-chave para explorar de forma assertiva os canais de comunicação, construir um marketing de relacionamento e atingir as metas de vendas.


Consultoria Financeira e Contábil 



O objetivo da consultoria financeira para empresas tem a missão de lidar com a parte mais delicada de um negócio, o gerenciamento de seus recursos, receitas e investimentos.

O caixa é a parte mais sensível de qualquer negócio. Por isso, é preciso dedicar uma atenção especial àquele que mantém a empresa de pé. Contratar um consultor financeiro pode ser a solução para empresas que não conseguem sair do vermelho ou que não tem obtido sucesso em poupar recursos para investir no próprio crescimento.

A consultoria empresarial na área de finanças desenvolverá políticas internas e diferentes estratégias para organizar, planejar e controlar as atividades do setor por meio de um planejamento financeiro estratégico.


Consultoria Comercial



Como vender é a primeira obrigação de uma empresa, não é preciso dizer mais nada em relação à sua importância. A consultoria comercial ou consultoria em vendas é um serviço desempenhado com objetivo de melhorar e corrigir falhas na gestão e no processo de vendas.

O método consultivo envolve, no primeiro momento, o diagnóstico da situação atual do negócio. Depois, é a vez do consultor traçar as melhores estratégias e, por fim, otimizar os processos que já estão em andamento. Assim, a marca será conduzida rumo ao alcance dos principais objetivos.

Contratar uma consultoria comercial vai garantir a correção de falhas na gestão e no processo de vendas. Além de proporcionar a solução de gaps no negócio, assegurando melhores resultados para o time comercial.


Consultoria de Reestruturação de Processos 



A consultoria de reestruturação avalia a possibilidade de recuperação de uma organização. Caso o consultor identifique a possibilidade de alavancar novamente a empresa, ele irá elaborar uma estratégia, que deve envolver os diversos departamentos, definindo cronograma de ações.


Normalmente, a empresa de consultoria contratada faz a intermediação da negociação junto a bancos, funcionários e fornecedores. Em alguns casos, é preciso realizar um corte brusco nos gastos, como por exemplo a demissão de colaboradores, por isso, não é recomendado que a procura de uma consultoria empresarial seja feita apenas em momentos de crise.


Mas como saber qual consultoria empresarial é a ideal para o seu negócio?



O ideal é adotar os serviços de consultoria empresarial de forma preventiva, a fim de que se antecipe e evite futuros problemas e prejuízos para os negócios.

Alguns pontos de atenção são:

  1. Pesquisar as suas opções 
  2. Checar no site seus produtos, sua história e cases de sucesso.
  3. Pedir um orçamento preliminar e separar as que estão dentro de sua realidade, lembrando que nem sempre a mais barata é a melhor opção.
  4. Conversar com os consultores sobre as propostas que lhe pareceram mais interessantes.
  5. E só então, contratar a que lhe pareceu mais adequada durante o processo.


A Planeja Consultoria é uma empresa especializada em auxiliar micro, pequenos e médios negócios a desenvolverem uma gestão para resultados. Para isso, oferece soluções que podem incluir a implementação de um visão estratégica, excelência com foco no cliente e valorização de pessoas.


Gostou de conhecer alguns dos principais tipos de consultoria empresarial e a importância desse serviço? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos! (:

Share your thoughts

No Comments

Leave a Comment: