Preloading - Growfy Webflow Template
Blog

Os 8 maiores desafios que você irá enfrentar ao empreender

Quem empreende ou aspira empreender sabe que iniciar um negócio é uma aventura gratificante, mas também muito desafiadora e árdua. Especialmente para o empreendedor brasileiro, em um país cheio de possibilidades, mas de muita burocracia.De acordo com o Sebrae, só em São Paulo, cerca de 1 em cada 4 empresas fecham antes mesmo de completar 2 anos de atividades.Mas como identificar e superar alguns desses desafios e fazer seu negócio decolar?Bom, separei 8 pontos chave que são os mais comuns enfrentados pelos empreendedores. Senta aí, e vamos ao que interessa...

1- Incerteza: Na fase inicial, os empreendedores se deparam com muitas perguntas sem respostas. Se perguntam se haverá demanda pelo produto ou serviço, se a concorrência será forte, se o mercado está saturado ou se o momento econômico do país é favorável...É normal passar por esses questionamentos, mas o melhor remédio para a incerteza é a AÇÃO!

2- Capital: O financiamento inicial para um empreendimento pode ser o maior desafio para muitos empreendedores, especialmente se não possuem recursos financeiros para começar. Os empreendedores podem precisar encontrar investidores, buscar empréstimos ou optar por financiamento coletivo para dar o start inicial.Ao meu ver, o ideal é se posicionar financeiramente a fim de não depender do dinheiro do negócio nos 2 primeiros anos, e encontrar formas de operar com baixíssimo capital, trocando suor por longevidade do negócio (apertar o curto prazo pra garantir o longo), realizando boas negociações com fornecedores, e deixando que o dinheiro fique em caixa pelo maior tempo possível.

3- Retenção de Talentos: Um negócio bem-sucedido precisa de uma equipe de alto nível e comprometida em entregar altas performances. Encontrar as pessoas certas para preencher os times de uma empresa pode ser um desafio, assim como reter esses talentos pode ser ainda mais difícil. No início, o caminho é o de formar gente para posições de menor necessidade de qualificação. O custo é mais baixo, e, a depender do desempenho dessa pessoa, ela pode render bons frutos e, quem sabe, se tornar seu melhor ativo no futuro.

4- Gestão do tempo: Como empreendedor, é fácil ficar sobrecarregado com muitas responsabilidades. Então, você tem que priorizar as tarefas e gerenciar o tempo de forma otimizada, pra garantir que todos os setores e etapas do negócio estejam recebendo a atenção necessária. Eu costumo sugerir e enraizar em seu dia a dia a matriz de Eisenhower, que delimita as tarefas em cruzamentos de “importância” e “urgência”. Além de me apegar a “to do” lists diárias e ao uso de agenda. A agenda deve ser uma extensão da sua memória e o guia do seu dia a dia. Utilize-a sem moderação.

5- Inovação:O nicho do empreendedorismo é muito dinâmico, com mudanças e evoluções frequentes, o que requer que se mantenha constantemente atualizado nas novas tendências. É comum que muitos empreendedores ainda mostrem dificuldades ou falta de interesse para inovar, e por isso tendem a correr riscos de serem ultrapassados pelo concorrente em diversas frentes do seu negócio.Hoje, a depender do nicho que se deseja atuar, não há muitos diferenciais a se trabalhar no modelo de negócios padrão, como em uma pizzaria, por exemplo. Inovar, seja nos processos, no produto ou na forma de se posicionar, pode ser o diferencial que seu concorrente não possui.

6- Concorrência: E falando de concorrência, a competição pode ser uma grande barreira para o sucesso de um novo negócio, mas também um grande aprendizado. Acompanhe tudo o que seu concorrente faz, entenda suas estratégias para se destacar no mercado e qual o posicionamento dele.Concorrência boa é a concorrência que corre junto com você e te mantém alerta para continuar inovando. Tem espaço para todo mundo, você só precisa entender como ocupá-lo.

7- Mercado: O mercado está em constante mudança, e os empreendedores precisam se adaptar às mudanças e evoluir com o tempo. Antes de começar, estude seu mercado o máximo que puder.Não foi fornecido texto alternativo para esta imagemNão se limite somente a notícias, aprofunde-se consultando potenciais clientes, realizando testes ocultos e conversando com especialistas do setor. O Linkedin é um ótimo lugar para estreitar esses laços e pedir opiniões de quem conhece o seu segmento. E fale com seu cliente. Ele vai te mostrar o caminho mais que qualquer pesquisa ou artigo por aí.

8- Gestão financeira: Esse tópico é um desafio constante para qualquer empresa. Os empreendedores precisam gerenciar cuidadosamente suas finanças para garantir que tenham recursos suficientes para manter a empresa funcionando e investir em seu crescimento. E claro, não deixe de considerar os impostos e tributos envolvidos em sua atividade. A falta de atenção à estes detalhes pode significar o fim da sua empresa.Desde o início, conte com sistemas que automatizem toda essa parte, simplificando a análise de estratégia e favorecendo tomadas de decisões mais acertadas. Lembre-se, mais importante que sistematizar, é entender o básico de finanças empresariais para não se deixar sucumbir pela sua má gestão.Bom, agora você já sabe que iniciar um negócio é bastante desafiador. A boa notícia que eu deixo é que muitos empreendedores são capazes de superar esses obstáculos se souberem se planejar, trabalhar duro e resistir aos obstáculos.Aqui na Hyper ajudamos diversas empresas na gestão dos seus negócios. É comum para a gente identificar os desafios de cada empresa e botar a mão na massa para ajudá-las a terem vida longa e crescerem.

“O que pode ser medido, pode ser melhorado” Drucker, Peter

Se precisar de uma força, me procure. Tenho certeza de que posso te ajudar a organizar a casa e tornar seu negócio sustentável e escalável no longuíssimo prazo.Por: Matheus Costa, Sócio e Diretor da Hyper